quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DIGNIDADE... ALGUÉM LEMBRA O QUE ELA SIGNIFICA?

Um dos princípios básicos da Constituição Federal Brasileira e promovido na Convenção dos Direitos Humanos, é o princípio da dignidade.
Este princípio prevê o direito à vida, liberdade e igualdade, constituindo valor unificado de todos os direitos.

Ao me deparar com as declarações sobre bolsa família e vale leite entre outras esmolas, fico realmente estarrecido ao perceber que a palavra dignidade além de ter caído no esquecimento, perdeu o seu valor e o seu significado.
Através destes benefícios, as pessoas tornam-se dependentes de algo que deveria ser seu de direito, adquirido através do fruto do trabalho, para garantir a própria sobrevivência pelo exercício de sua liberdade de compra.
Isto significa que estimular tais benefícios, é roubar-nos o direito à dignidade, que por ironia ao contrário do que se busca, leva-nos à extinção da própria vida e da liberdade.

E qual é a vantagem para o governo em manter estes projetos? A vantagem é conectar os cidadãos a um princípio básico em Pscicologia, pois quanto mais fragilizadas por suas fraquezas as pessoas ficam, mais fáceis de serem manipuladas elas tornam-se. Outro motivo também é que quanto mais carentes, menos acesso à cultura estas pessoas possuem, furtando-as de sua razão e fadando-as ao poder de discernimento, pois biologicamente o estômago não é responsável por estas funções.

Estava à observar um belo jardim com várias orquídeas, e refleti como podia uma flor tão bela, necessitar da seiva de uma outra planta para sobreviver... Fui arremetido então à um paralelo de que todos nós estamos pagando esta conta, e por mais bela que a “orquídea” nos pareça ser, seus efeitos são danosos para toda a sociedade que a sustenta. Os reflexos já estão sendo sentidos, na sobrecarga de impostos, de um país que arrecada 7X mais do que necessita para manter suas contas.

Não pense o leitor, que benefícios como estes são única solução para um país com tamanha carência e desigualdade social. Um bom começo seria a diminuição dos impostos sobre o emprego, pois atualmente os praticados pelo Brasil neste segmento, caracterizam-se como um dos mais altos no mundo, onerando e desestimulando os empresários.
A solução sistêmica está em devolver algo roubado dos cidadãos, a já esquecida dignidade!

Convido agora o leitor a deixar sua opinião sobre alguns dos questionamentos realizados neste artigo, ou realizar um comentário geral sobre o mesmo no campo abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário